Já que a tecnologia está aí, por que não usá-la para otimizar tempo e inovação? Convidamos os CEOs e CTOs de algumas das startups iDEXO para compartilhar as ferramentas que eles mais usam no dia a dia, seja para lazer, inspiração ou trabalho.

Nos próximos dias, publicaremos outra leva de dicas 🙂

 

Pipedrive e Proposify

Danilo Assis, CEO 4Shark

“Tem duas ferramentas com foco mais comercial que nos ajudam bastante: o Pipedrive, para controlar as etapas do funil de venda, e o Proposify, para controlar as propostas enviadas e fechamentos de contratos. Com exceção dos desenvolvedores, todo o time da 4Shark acessa as duas diariamente.”

 

Automate

Gabriel Domene, Cofundador FORGE

“É a ferramenta mais incrível que conheci esse ano. Sem precisar codar, é possível criar bots para realizar funções simples através de gatilhos de comportamento. Por exemplo, consigo fazer o robô disparar um e-mail de onboarding sempre que alguém se cadastrar no meu formulário. A versão gratuita já é bem poderosa, mas vale muito o Premium.”

Trello

Ricardo Rodrigues, CEO MinniS

“Venho da área de publicidade, mais especificamente criação, por isso, sempre trabalhei bem em duplas ou grupos de profissionais, mas quando havia alterações em uma campanha, era um caos. Não existia uma metodologia. Por mais que o briefing detalhasse o que cada um tinha que fazer, vários itens eram esquecidos e acabávamos tendo muito retrabalho.

Como CEO do MinniS, surgiu a necessidade de solicitar ajustes, apontar bugs ou mesmo descrever uma nova função para o time de desenvolvimento. Foi quando me apresentaram ao Trello. Confesso que no começo resisti, mas hoje não vivo sem. Porque mesmo que a minha função faça com que eu tenha uma visão sistêmica da plataforma e a equipe saiba para onde estamos indo, é fundamental dividir o que precisa ser feito em pequenas tarefas para que cada um faça a sua parte e nada fique esquecido, além das listas tornarem visualmente muito mais prático saber em que estágio está cada item. Publicitários, por favor, usem!”

 

Slack

João Quintella, CEO Liuv

“Gostamos muito da ferramenta pela facilidade e praticidade que gera na comunicação entre toda a equipe. Temos um canal para cada área de negócio na qual participam apenas as pessoas relacionadas a mesma. Com isso, podemos otimizar comunicados e ser mais direto para melhorias e resolução de problemas. Um exemplo: a equipe técnica recebe notificações automáticas de tudo que acontece com o aplicativo devido a um bot que criamos na ferramenta.”

 

Todoist

Matthew Couri, CEO Trinity

“Não vivo sem o Todoist! É a ferramenta que me permite dormir à noite pois, apesar de certamente não ter terminado todas as pendências do dia, tenho certeza de que não esqueci de nada. O aplicativo me ajuda a visualizar e priorizar os meus trabalhos e gerenciar o workload da minha equipe. Tenho até uma pasta pessoal que me lembra de comprar leite e/ou presentes de aniversário de casamento.”

Docker

Artur Rosa, CTO Liuv

“Atualmente usamos o Docker para padronização de ambientes de desenvolvimento de software, pois um dos grandes problemas que existem nesta área é conseguir replicar todo o ambiente em diversos computadores de forma que todos rodem o mesmo software perfeitamente. Com isso, garantimos a integridade da aplicação e das bibliotecas funcionando da mesma maneira em diferentes locais.”

 

Slack, Trello, QuickBooks Zero Paper e Pipedrive

Vinícius Oliveira, CEO e-comprei

“Essas ferramentas nos ajudam muito para manter o tracking do negócio, na comunicação entre os membros do time e no controle financeiro. E são gratuitas ou bem baratas e de acesso remoto, ou seja, qualquer membro pode acessar e atualizar de qualquer lugar.”

 

GitHub

Caio Torres, CTO Pin People

“Ferramenta essencial para a gente. É onde versionamos e controlamos a qualidade de nosso código, fazemos a gestão dos projetos e discutimos as novas features do sistema. Ou seja, é o coração da equipe de tecnologia dentro da Pin People.”

Evernote

Rodrigo Lima, CEO ReCB

“Minha ferramenta preferida é o Evernote, um aplicativo de bloco de notas que evoluiu para um ambiente completo de trabalho, onde você pode armazenar, além de notas, fotos, documentos, lista de tarefas, pauta de reuniões, apresentações e áudios. O grande diferencial do Evernote é sua simplicidade de uso e a sua onipresença: além da versão web, o programa existe em plataforma Mac, Windows, em extensões para todos os navegadores mais utilizados (Chrome, Firefox, Safari, Opera, Vivaldi e Internet Explorer) e, claro, em formato de app para smartphones e tablets (Android, iPad, iPhone, iPod, Windows Phone, Blackberry e WebOS).

Com ele você captura desde sites favoritos, artigos, notícias, e-mails, anotações em papel, em áudio, cartões de visita até documentos digitalizados, todos organizados em cadernos e tags para facilitar o problema universal de todos nós, mortais colecionadores de papel: achar aquela informação importante depois de alguns dias, meses ou anos.”

Pocket Casts

Allan Kajimoto, CEO Delivery Direto

“É a melhor forma de encaixar estudos e atualizações na minha rotina. Sigo oito canais que são minhas maiores fontes de informação. Aproveito das manhãs enquanto treino ou as viagens que faço para estar up to date em todos os episódios. Também mantenho uma lista de episódios favoritos que passo como lição de casa para as pessoas do meu time.”

 

Journal of Medical Internet Research – JMIR

William Marandola, CEO da CareCycle

“Fonte obrigatória para empreendedores na área de saúde. Consulto para aprender com os acertos e, principalmente, com os erros dos outros.

O jornal publica estudos clínicos e casos de aplicação de diferentes ferramentas na área de saúde, inclusive os que dão errado. Então, dá para economizar uma grana evitando funcionalidades que não engajam ou modelos de negócios que esbarram em barreiras organizacionais (em hospitais e seguradoras, por exemplo).”

Assine a nossa newsletter!