Com a pandemia do novo coronavírus e o isolamento social, a telemedicina ganhou visibilidade e se tornou uma prática comum para clínicas e médicos particulares em 2020.  De acordo com um levantamento feito pela revista Exame,  em apenas seis meses de pandemia, o País efetuou mais de 1,7 milhões de consultas não presenciais. Foi um mega desafio para o setor e os profissionais, pois a  nova modalidade de atendimento exigiu diferentes adaptações de processos, como a prescrição digital de medicamentos para dar continuidade aos tratamentos. 

Foi neste contexto que a parceria da TOTVS, maior empresa de tecnologia do país, e da startup da comunidade iDEXO, Memed, firmada ainda em 2019, foi fundamental, pois permitiu que profissionais da saúde já tivessem  no começo da pandemia do serviço de receituário digital. 

A Memed oferece uma plataforma para geração de prescrição médica online. O Receituário Inteligente Memed está disponível para clientes do Eleve Saúde – Linha Personal Med, uma plataforma de gestão das atividades médicas e das tarefas administrativas do consultório, e para quem usa o novo Prontuário Eletrônico do TOTVS Saúde Hospitais e Clínicas – Linha RM.

Em nove meses, o uso da plataforma da TOTVS aumentou mais de 300%. Para se ter uma ideia, em março de 2020 foram emitidas 2.662 receitas digitais. Já em dezembro do ano passado, o registro ultrapassou 8.318 mensais. Totalizando mais de 60 mil receitas prescritas de forma online no período.

Ramon Martins da Silva

A solução da Memed integrada ao sistema TOTVS permite que o médico tenha acesso a uma base de medicamentos atualizada diariamente, alertas sobre interações medicamentosas em tempo real e eventuais alergias que o paciente tenha, além de bula eletrônica. O sistema ainda memoriza e sugere as posologias de aplicação mais frequentes, permite acesso rápido às últimas receitas prescritas para o paciente e gera automaticamente receitas de controle especial.

Para o médico cardiologista, e cliente TOTVS, Frederico de Morais Ribeiro, a integração da solução facilita o dia a dia de trabalho, quando é preciso lidar com grande oferta de serviço, como pedidos de exames e prescrições.

Para o paciente ainda existe a facilidade de poder receber uma cópia digital da receita por SMS. O Receituário Inteligente pode ser acessado sem custo nenhum para os clientes do Eleve Saúde – Linha Personal Med

Na visão da head de parcerias estratégias da Memed, Vanessa Liebl, a integração com a TOTVS é um exemplo de que a união entre a maior empresa de tecnologia do Brasil e uma solução inovadora pode gerar bons frutos.

Vanessa Liebl

Assine a nossa newsletter!