Com mais de 7 mil colaboradores no Brasil e na América Latina, e um novo cenário na estrutura de trabalho, com times inteiros em home office, a TOTVS se viu em 2020 com o desafio de entender e analisar a experiência deles de forma que pudesse dar mais agilidade no engajamento deste colaborador, e assim, também auxiliasse os líderes nas tomadas de decisão. 

De outro lado, a Pin People, plataforma de gestão de Employee Experience, da Comunidade iDEXO, ao ser fornecedora da companhia, se deparou com a possibilidade de atuar em um ambiente amplo, complexo e dinâmico.

Essa realidade, de acordo com a cofundadora da Pin People, Isabella Botelho, ampliou o leque de adaptabilidade da ferramenta para que ela retratasse de forma detalhada um cenário como o da TOTVS. 

Os aspectos vividos pela maior empresa de tecnologia do Brasil foram, inclusive, apontados pelos gestores de pessoas como os mais presentes em suas atuações.

De acordo com uma pesquisa realizada em 2020 pela consultoria Great Place to Work (GPTW – ótimo lugar para trabalhar, na tradução literal), a flexibilização do trabalho (58%) e uma comunicação interna mais eficiente (55%) foram os maiores desafios do setores de RH (Recursos Humanos).

Foi neste cenário que a aplicação, pela startup, do eNPS (Employee Net Promoter Score) – uma métrica que consiste em avaliar o nível de lealdade e satisfação das equipes – que o RH e os mais de 500 gestores da TOTVS tiveram uma visão detalhada sobre o nível de engajamento, liderança e a avaliação dos colaboradores em relação à empresa. 

Segundo a gerente de Talent Experience na TOTVS, Camila Pupo, uma das principais melhorias identificadas com a solução foi dar autonomia e dinamismo para os gestores, uma vez que o acesso às respostas das equipes pôde ser feito por eles mesmos e em tempo real.

Personalização foi diferencial

A solução da Pin People ainda possibilitou à TOTVS a inclusão de filtros personalizados por demandas, ou seja, permitiu a análise dos resultados referentes a cada equipe de maneira fácil e com maior frequência.

Outro destaque positivo apontado pela empresa de tecnologia, a partir da aplicação da solução da startup, foi em relação à taxa de adesão dos colaboradores ao eNPS. 

De acordo com a TOTVS, o índice foi de 80%. O próprio criador da métrica NPS, Fred Reichheld, afirma que para uma pesquisa ser efetiva é necessário atingir uma taxa mínima de 20% de respostas. A aplicação junto aos colaboradores da TOTVS recebeu mais de 50 mil comentários

Além disso, o RH também passou a receber feedbacks positivos da liderança, pois a visualização dos resultados permitiram que os gestores convertessem os dados em planos de ação e, assim, aumentar o engajamento e a satisfação dos colaboradores.

Relação ganha-ganha 

Na perspectiva da startup, a relação com o RH da TOTVS é de parceria. “Os feedbacks que a TOTVS nos deu foram importantes para evoluir nossa solução para o mercado. E também em poder acompanhar como, com a ajuda dos resultados, a empresa tem evoluído na experiência de seus colaboradores“, afirmou Isabella Botelho.Para a gerente de Talent Experience na TOTVS, as parcerias com as startups ajudam a companhia a reforçar a mensagem de empresa inovadora. “Já a complexidade da TOTVS pela diversidade de perfis de negócio, oferece à startup uma experiência de muitos clientes em um”, completou Camila Pupo.

Portanto, para a TOTVS, inovar é simplificar o dia a dia dos negócios dos clientes. E, nada como startups para complementarem o portfólio e ajudar nesta jornada que já impactou mais de 800 clientes de forma direta e indireta.

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