Em cada fase de uma startup há um tipo de iniciativa que pode ajudar a alavancar, certo? Nosso foco no iDEXO é gerar oportunidade de negócios e criar conexão entre startups – em fase de escala – e players, executivos, e a maior empresa de tecnologia do Brasil, a TOTVS

A companhia tem mais de 7 mil funcionários e está presente em 12 segmentos da economia. O ecossistema TOTVS é composto por 52 franquias, 40 mil clientes e mais de 90 parceiros e canais, além das startups da comunidade. 

Assim, entre as opções geradas aqui estão as de que a startup possa se tornar fornecedora da TOTVS, que tenha sua solução como parte do portfólio de ofertas para a base de clientes da companhia, e estabeleça parcerias e conexão com as mais de 70 startups que já fazem parte da Comunidade iDEXO

Tudo isso é possível, porque neste percurso sua startup ainda receberá mentoria com executivos dos segmentos da TOTVS que dividem experiência e visões das melhores práticas de mercado, muitas vezes dando feedbacks sobre a viabilidade de escala do seu produto.

“Startups nascem pensando em escala e em descobrir como levar o seu produto dos primeiros clientes early adopters para milhares espalhados por todo o país. O conhecimento dos executivos da TOTVS e a capilaridade do seu ecossistema podem acelerar o aprendizado e o crescimento de startups inovadoras”, explica o diretor geral do iDEXO, Vítor Andrade.

Para isso, criamos nossa Jornada de Validação. Ela é um dos passos para identificar oportunidades de negócio dentro do ecossistema da TOTVS e consiste em:

– Diagnóstico – avaliamos se a solução da startup tem fit com produtos, base de clientes da TOTVS, canal de vendas da companhia e geração de valor para todas as partes;

– Geração de Negócio – Caso a sinergia seja identificada, é feita a investigação e desenvolvimento de estratégias go to market com as startups validadas no processo anterior. Importante a conexão com a estratégia do iDEXO e com mercado da TOTVS;

– Gestão de Portfólio – Analisamos as soluções das startups que estão no iDEXO e possuem alguma relação comercial junto ao ecossistema TOTVS.

Agora, para se tornar parte da nossa iniciativa de inovação aberta você precisa passar por apenas quatro passos:

1. Inscrição: vamos nos conhecer

Se você tem uma startup ou conhece alguma, o caminho de entrada para o iDEXO é se inscrever pelo nosso site, preenchendo este formulário de inscrição.

2. Critérios de qualificação: termos afinidades de negócio é fundamental

A partir desse momento, serão avaliados alguns pontos. Buscamos por:

– Startups de software B2B em fase de escala, com produto validado;
– A iniciativa de inovação deve ter time de desenvolvimento próprio;
– É preciso ter pelo menos 10 clientes;
– Ela deve estar em um dos 3 pilares da TOTVS (gestão, techfin e business performance), com foco em desafios de RH, Marketing e Vendas, Saúde e Educação.

Se a startup atender aos critérios mencionados, após a análise do nosso time de bizdev, ela segue para uma entrevista.

3. Entrevista: é conversando que a gente se entende! 

Na nossa primeira reunião com o representante da sua startup, o objetivo é entender melhor as informações fornecidas na inscrição, aprofundar nos detalhes do produto e entender o potencial de geração de negócios com o ecossistema TOTVS.

Após esta fase, se aprovada, a startup é convidada para entrar para a comunidade iDEXO. A startup não aprovada recebe feedbacks e pode voltar a se candidatar assim que atender aos critérios. 

4. Comunidade iDEXO:  benefícios e oportunidades

A startup recém-chegada na comunidade conhece os demais membros que estão na mesma fase. É nessa etapa que o modelo de negócio começa a ser entendido com mais profundidade, trazendo detalhes sobre a atuação. 

Nosso time de bizdev alinha e identifica os segmentos e áreas que fazem sentido para a apresentação da startup. Consideramos também o potencial de geração de negócios com as próprias startups da nossa comunidade. Temos, inclusive, apoiado cada vez mais a relação entre elas. Isso já resultou em algumas parcerias comerciais e startups contratando soluções de outras startups.

Quando a startup é recebida na nossa comunidade, o time iDEXO a apresenta para os líderes dos segmentos e profissionais de áreas de atuação da TOTVS, que possam ter sinergia com a solução oferecida pela startup. 

Essas reuniões são oportunidades para o empreendedor estabelecer novas conexões, dividir desafios e encontrar alternativas para entender estratégias de vendas, e de como oferecer uma melhor experiência para o usuário. 

Ao atravessar esse processo aqui no iDEXO você terá a oportunidade de agregar valor a sua marca e ampliar sua rede de negócios. Veja a opinião de startups como NETSHOW.ME, MEMED e RUNRUN.IT, que atravessaram esse caminho e estão com a gente hoje:

Agora que já te contamos como funciona toda nossa Jornada de Validação, se você tem uma startup, ou quer indicar alguma, inscreva-se aqui!

Assine a nossa newsletter!