É essencial compreender as dicas de marketing para startup, pois somente dessa forma um negócio consegue sobreviver e se desenvolver com qualidade e de forma consistente. 

Nesse contexto, o marketing é um importante aliado, isso porque ele consegue agregar uma melhora no posicionamento da sua marca, além de contribuir para a atração de clientes e um contato de qualidade com essa base de consumidores – tendo a consequente fidelização. 

Como o marketing é indispensável para as empresas de pequeno, médio e grande porte, consequentemente, em startups também é uma ação muito importante, principalmente devido ao custo que se torna mais flexível, permitindo um bom alcance para novas oportunidades.

Assim, é necessário compreender quais são as dicas que podem contribuir para a consolidação da sua marca, melhorando o desenvolvimento e alcance do negócio, de forma mais democrática.

Para desenvolver ações de marketing em sua startup, é importante desenvolver um planejamento estratégico, além de contar com uma equipe que seja especializada e possa atuar nas ações de comunicação para publicar em suas redes sociais, assim como em seu site, de forma qualificada e com maior potencial de conversão.

Por isso, neste artigo, você conhecerá 9 dicas de marketing que podem ser adotadas em seu negócio. Confira mais detalhes a seguir e comece a praticar as orientações para consolidar sua marca!

1 – Realize uma análise de mercado e conheça o público

Você que possui uma startup e deseja se consolidar no mercado, deve realizar uma pesquisa constante do mercado, além de buscar segmentar seu público.

Isso é importante para que o conteúdo produzido pela sua startup seja direcionado para o interesse do seu público, posicionando os valores da marca e relacionando os objetivos da empresa e do cliente.

Uma análise de mercado é importante para compreender o posicionamento da sua empresa em relação à concorrência, além de conseguir fazer um diagnóstico do que tem sido oferecido no mercado e o que pode ser utilizado para destacar seu negócio da concorrência.

O conhecimento acerca do público é uma técnica de marketing muito importante nesse contexto e contribui para o desenvolvimento da persona, que é um personagem fictício – baseado nos consumidores reais e potenciais clientes almejados – utilizado para representar a empresa e seus clientes, de modo a melhorar as estratégias e campanhas.

Isso porque a persona permite mensurar os possíveis comportamentos do consumidor frente à publicidade ou novo conteúdo, bem como traçar os tópicos que devem compor uma ação de venda e de planejamento de comunicação.

Inclusive, o fato de aplicar as técnicas de relacionamento com o cliente, buscando atraí-lo e nutri-lo a longo prazo, não somente ligado a um aspecto de venda, está relacionado também ao Inbound Marketing

Esse tipo de estratégia tem a ver com o marketing de atração, que visa desenvolver um conteúdo que seja do interesse do cliente e consiga ser tão atrativo ao ponto de chamar sua atenção e fazê-lo considerar cada vez mais a marca como uma referência e possível solução no uso de um software, por exemplo.

2 – Verifique quais são seus objetivos e metas como empresa 

Para cada tipo de ação criada em sua startup, é importante que a empresa consiga determinar seus objetivos e metas. Somente assim, é possível traçar estratégias e conseguir mensurar os resultados. 

A sua empresa precisa definir se os seus objetivos podem ser alcançados em um período que pode ser considerado de curto, médio ou de longo prazo. 

Do mesmo modo, é necessário subdividir esses objetivos e ações para alcançá-los, o que impactará diretamente nas campanhas de marketing que serão criadas e nos tipos de conteúdo que serão divulgados.

Também é importante definir as ações que serão feitas e quais são os resultados esperados em cada etapa, além de definir quem será o responsável por cada atividade. 

É importante que as metas e objetivos sejam definidos em parceria com os setores e as equipes para que todos possam se sentir engajados e motivados, atuando em prol do objetivo. 

3 – Utilize o SEO

Para quem trabalha com marketing digital com o objetivo de promover uma startup e consolidá-la no mercado, é necessário utilizar as estratégias de SEO, que também são conhecidas como as estratégias voltadas para a otimização de mecanismos de busca.

Provavelmente, ao realizar uma pesquisa na internet, você utilizou o Google e apareceram alguns links na primeira página.

Esses links podem ter sido patrocinados, indicados como “anúncios”, ou terem um bom ranqueamento no Google por conta de estratégias orgânicas, ou seja, que não são pagas. 

Isso é feito por meio de técnicas que melhoram a interação do internauta com a página e o uso de termos adequados às buscas e ao segmento de atuação do negócio.

Diante disso, o SEO pode ser utilizado para melhorar o ranqueamento da página da sua startup no Google, por meio de técnicas que envolvem a escolha correta de palavras-chaves.

A partir do interesse dos seus clientes, assim como a produção de textos que seguem algumas regrinhas – como terem mais de um subtítulo, contarem com listas, palavras negritadas, dentre outras recomendações -, é possível posicionar o material de forma qualificada para alcançar mais leads.

Ou seja, o texto na internet precisa seguir um perfil e ter um parâmetro para ser considerado pelo Google como um texto de qualidade. Por isso, é tão importante investir no conhecimento a respeito das técnicas de SEO.

4 – Aposte no Marketing de Conteúdo

Uma dica importante durante a produção de conteúdo para o site ou redes sociais é aplicar as técnicas do Marketing de Conteúdo

Para fidelizar o seu público e alcançar bons resultados no mercado, o seu texto e produções precisam ter como base o marketing de conteúdo. 

Esse tipo de técnica pode produzir diversos materiais, como e-books, fotografias, vídeos, textos, dentre outros. 

Além de produzir materiais, o marketing de conteúdo trabalha para a expansão e divulgação, atingindo seu público-alvo a partir do interesse e relevância e convergindo as mídias. 

Esse tipo de conteúdo ajuda no posicionamento e consolidação da marca, além de contribuir para que seu negócio adquira a autoridade da marca. 

5 – Mensure os resultados

A mensuração de resultados representa determinar estratégias de medição desses resultados. 

Basicamente, é a forma que a empresa tem de compreender se a ação criada deu certo ou não, corrigindo detalhes e conseguindo direcionar suas atividades para o que tem dado certo.

Em uma estratégia de marketing, vários elementos podem ser mensurados, como:

  • Número de seguidores da página;
  • Quantidade de curtidas em uma publicação;
  • Taxa de conversão dos clientes;
  • Compartilhamentos de um post;
  • Tempo que um cliente passa em sua página;
  • Taxa de retorno do cliente à página.

É muito importante quando os resultados mensurados conseguem ser dispostos de forma integrada, criando uma base mais substancial para a tomada de decisão e mostrando exatamente quais as mensurações e resultados obtidos, de forma consistente.

Assim, é possível avaliar aspectos como: quantos por cento sua empresa teve de aumento no número de seguidores? 

Isso é importante para que sua empresa consiga ter um parâmetro das ações e do que pode ser melhorado, conforme o objetivo final do negócio, como ter uma base maior de clientes para conversão e fidelização.

6 – Utilize o E-mail marketing

O email marketing é uma estratégia muito importante para manter um bom relacionamento com seu público, assim como para acompanhar as mudanças de fase da jornada de compras do seu consumidor. 

O email marketing consiste no envio de uma newsletter ou conteúdo personalizado por email, que tem o objetivo de divulgar um produto, programa, um tema que seja do interesse do cliente ou da empresa, ou mesmo promoções.

Esse email é obtido a partir de cadastros do cliente para baixar e-books ou da demonstração de interesse do cliente em obter informações sobre o seu negócio. 

Junto disso, a sua empresa pode investir em call to action, frases e motivadores para levar o cliente a entrar em contato ou realizar uma compra. 

Os contatos com o cliente por telefone também são efetivos, mas devem ser avaliados adequadamente dentro da comunicação, sendo mais indicado para nichos específicos como a de prestação de serviços ou fornecimento de materiais, demandando um contato mais próximo.

7 – Crie conteúdos publicitários para redes sociais 

Sua startup precisa ter uma presença relevante nas redes sociais, como Facebook, Twitter e Instagram. 

Entenda que as redes sociais possuem uma relevância importante na sociedade, já que milhares de usuários acessam suas redes sociais por dia. 

Diante disso, as empresas têm utilizado como estratégia a possibilidade de anunciar nas redes sociais, com o objetivo aumentar a visibilidade da empresa – dentro de ações mais segmentadas em um ambiente com alto potencial de alcance dos usuários de forma criativa.

Uma dica é realizar o anúncio no Twitter Ads, Instagram e o Facebook de forma integrada, definindo elementos como: o tempo de duração da postagem, o orçamento por dia, o tipo de publicação, quem será o público atingido, assim como as palavras-chaves. 

8 – Realize as ações de up-selling e cross selling

Se sua startup realiza a venda de serviços pela internet, é possível aplicar as técnicas do up-selling, assim como cross selling. 

Mas, o que esses termos significam? No caso do up-selling, existe a oferta de um produto que é similar àquilo que o cliente está buscando, mas podendo ser mais aprimorado. 

Com isso, existe a chance de ocorrer o aumento da possibilidade de venda e de lucratividade da empresa, visto que um produto melhor pode ser ofertado, ou um plano maior.

Além disso, também existe o cross selling, que são produtos adicionais que podem ser oferecidos em pacote para o seu cliente.

Por exemplo, ele compra um curso de inglês e ganha mais de 50% para ter um curso de espanhol, junto com um kit de estudos por um determinado valor. 

Essa é uma importante estratégia de vendas para quem atua na área digital e realiza a venda de serviços via e-commerce.

9 – Varie as possibilidades de canais de interação 

Por fim, nossa dica final diz respeito às possibilidades de canais de interação, que podem ser diversificados em sua startup. 

Essas possibilidades valem tanto para o cliente que deseja ter um contato com sua empresa, como também em momentos de compra e venda.

Por isso, uma dica é que sua empresa realize o investimento em canais variados, como via email, por aplicativo, por site, por telefone e, até mesmo, em ambiente físico. 

Com isso, o cliente consegue sentir uma maior confiança em ter um contato e um relacionamento com o seu negócio, fazendo com que sua empresa se consolide no mercado. 

Diante dessas dicas, sua startup pode se consolidar em um mercado que é cada vez mais competitivo. Mas seguindo as dicas de marketing digital, é possível obter um bom diferencial e, ainda, aumentar seu número de clientes e de empresas parceiras.