É quase unânime que os resultados das equipes comerciais sejam usados para interpretar o sucesso do desempenho de um negócio. Por isso, ter um time de vendas eficiente e de alta performance é o objetivo a ser alcançado por muitas startups, em especial as que estão em fase de tração e escala.

Mas precisamos falar com honestidade: é um erro acreditar que isso depende apenas de competência profissionais. Afinal, aspectos como cenários econômicos desafiadores, desmotivação, metas inatingíveis, e um funil de vendas falho podem ser determinantes para a performance do segmento. 

Por isso, organização, qualificação, alinhamento de valores e estratégias, diferencial competitivo, liderança responsável e ferramentas adequadas são alguns dos ingredientes indispensáveis para o progresso dos resultados e alcançar um time de vendas eficiente.

Para entender melhor como cada um desses pontos pode contribuir com o crescimento consistente de sua startup, listamos aqui 4 dicas infalíveis!

1 – Dedique um tempo para planejar e criar um método de trabalho

A primeira coisa que precisa ser ressaltada aqui é que você, antes de mais ninguém, precisa ter clareza sobre seus objetivos de negócio e quais os caminhos para alcançá-los. Só assim é possível desenhar estratégias – sejam elas de produto ou serviço, marketing, vendas – e obter sucesso.

Com isso muito bem planejado e desenhado é preciso ter em mente que as contratações de profissionais para compor seu time de vendas eficiente são muito estratégicas. Afinal de contas, as pessoas precisam estar muito bem alinhadas com a missão e valores da marca.

O segundo passo é criar um método de trabalho, um roteiro que todos precisam seguir. Isso não implica em tirar a autonomia dos colaboradores, mas sim apresentá-los um playbook, ou seja, uma descrição clara e prática das tarefas e estratégias de cada etapa para atingir o objetivo comum.

A partir daí, é preciso compartilhar cultura, posicionamento, modelo de atuação, estrutura e os objetivos da equipe, assim, todos trabalharão com o mesmo propósito, com focos específicos, otimizando tempo e contribuindo com a produtividade.

Não se esqueça de sempre reavaliar seu planejamento e, se for preciso, atualizá-lo ou refazê-lo. A dinâmica do mercado e as mudanças na forma de consumo devem estar sempre no radar da startup.

2 – É preciso capacitar, motivar e ouvir sua equipe

Se o primeiro ponto que levantamos é o planejamento e estruturação na área de vendas da sua startup, logo na sequência de prioridades vem o olhar atento para essa equipe.

Portanto, conhecer os perfis das pessoas que atuam com você, entender o que os motiva e manter esse profissional atualizado vai impactar positivamente no desempenho do grupo.

A capacitação em produtos, serviços, cenários externos, concorrentes, técnicas de vendas, marketing, relacionamento com cliente dá mais confiança e constrói uma equipe mais bem preparada para atender o cliente e, inclusive, atuar até mesmo de forma consultiva e personalizada.

Além de manter a equipe afiada para desempenhar o trabalho, é preciso que ele esteja motivado! A definição de metas precisa ser atingível e transparente. Sente-se com a área de vendas, analise os resultados, entenda o perfil dos vendedores e, se necessário, revise as estratégias.

Além disso, manter um canal de comunicação aberto e acessível com o time é fundamental. Especialmente porque são eles que estão em contato direto com o cliente.

Essa relação construtiva traz insights valiosos para o aprimoramento de seu negócio. Assim como, estimula um ambiente em que feedbacks são bem vindos, resultando em aprendizados e aplicação de melhorias de forma mais ágil e eficaz. 

3 – Aplique a personalização; ela está interligada ao sucesso do cliente

Mencionamos na dica anterior sobre o atendimento personalizado ao cliente. É exatamente essa a nossa próxima dica!

Esse é um fator decisivo para equipes de vendas de alta performance e mais eficientes. O levantamento CX TRENDS 2023 da Zendesk mostra que 70% dos consumidores afirmaram gastar mais com empresas que oferecem experiências fluidas, personalizadas e integradas. 

É muito comum hoje, especialmente, a partir da conexão dos times de marketing e vendas, que o cliente já chegue no momento da decisão com muito mais conhecimento sobre seus desafios de negócio e como ele quer solucioná-los.

Por isso, o profissional de vendas deve estar preparado para atuar de forma individualizada e atenta ao cliente. 

O relatório Tendências para a Experiência do Cliente 2021, já indicava que 50% dos clientes que responderam a pesquisa mudariam para um concorrente após uma experiência ruim com determinada marca.

Assim, para ter um time de vendas eficiente e pronto para oferecer uma melhor experiência ao cliente, além do perfil proativo e ágil, ele precisa ser empático, ter a capacidade de criar um relacionamento e, para completar, dispor em suas mãos de dados e ferramentas que ajudem esses profissionais a desempenharem plenamente suas funções. 

E, levantando esse ponto, chegamos a última dica!

4 – Utilize ferramentas que contribuam com o time de vendas

Para uma gestão eficiente, automação, otimização de tempo e resultados mais eficazes é preciso dispor de ferramentas que contribuam com o trabalho do time de vendas. Sejam elas para melhorar a comunicação interna, distribuição de tarefas, organização de cronogramas, avaliação de resultados e metas, ou mesmo um CRM (Customer Relationship Management, em português, Gestão do Relacionamento com o Cliente), que reúne dados e interações dos clientes. 

Essa solução para gestão comercial tem papel fundamental no ganho de performance da equipe, já que reúne dados sobre o comportamento de leads e  cliente, oferece uma visão geral do funil de vendas, permite o surgimento de insights e automatiza processos, permitindo ganho de tempo para o relacionamento e personalização, que você já sabe que são fundamentais para bons resultados.

Mas cuidado! O Relatório State of Sales, da Salesforce, informa que as equipes de vendas usam em média 10 ferramentas para fechar negócios e que 66% dos representantes de vendas dizem que estão sobrecarregados com muitas ferramentas.

Enquanto que dados do Sales Insights Lab apontam que 60,8% dos vendedores gastam 4 horas ou mais de seu dia em atividades relacionadas a vendas.  

Ou seja, é preciso escolher bem as ferramentas que você vai utilizar, porque somente as soluções adequadas podem contribuir com a produtividade do time e permitir que eles gastem menos tempo com funções burocráticas e mais dedicação aos clientes.

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