O setor de startups dedicadas a serviços financeiros vem crescendo desde 2018. Segundo o Distrito Dataminer, o Brasil já tem 742 fintechs e o número cresceu em 34,1% em um ano. 

Você pode se perguntar porque este mercado, que recebeu US$ 910 milhões em aportes em 2019, aumentou de maneira tão rápida ano após ano. O especialista em novas plataformas da TecBan, Rogerio Melfi, explica que o segmento tradicional de bancos começou a ter mudanças em 1990.  Mas foi no início dos anos 2000 que as primeiras ideias, mais próximas do que temos hoje, começaram a surgir em empresas não centralizadas em instituições financeiras. 

Contudo, a falta de velocidade da internet, estrutura e mesmo de smartphones não possibilitaram a expansão de bancos mais digitalizados e sua adoção. Assim, a evolução destes aspectos nos permite viver hoje o auge dos serviços financeiros e ter acesso a soluções em áreas como Saúde, Educação, Varejo e tantas outras. O impacto de bancos digitais no mercado foi o tema central do iDEXO for TOTVERS de hoje, evento focado em inovação e tendências para colaboradores da TOTVS. Além de Melfi, também participaram Igor Senra, founder da Cora; e o diretor executivo de Techfin na TOTVS, Eduardo Neubern. 

Para compartilhar esse debate, reunimos os principais temas da conversa. Confira!

1. PIX, e agora?

Em 16 de novembro, começa a primeira fase da tecnologia de pagamentos instantâneos desenvolvida pelo Banco Central, o PIX. Este é o principal assunto do momento e muda a rotina do setor financeiro. Transações como emissão de boleto não precisarão mais existir, uma vez que o consumidor terá em mãos o QR Code do seu pagador. Esta é uma entre as diversas mudanças que a tecnologia trará. Segundo Melfi, conforme o uso se tornar cada vez mais frequente, haverá milhares de oportunidades para startups criarem soluções e experiências que podem impactar consumidores.

2.  Customização para empresas

Cada público tem uma necessidade. Igor Senra explica que, em um primeiro momento, o grande foco de modernização de instituições financeiras foi em pessoas físicas, deixando de lado as empresas, principalmente as micro e pequenas. Quando passaram a atuar com elas, tentaram adaptar o mesmo modelo de negócios e as dores dos empresários ficaram cada vez maiores, pois as necessidades são completamente distintas. 

“Aplicar para pessoa jurídica a estrutura que já existia para pessoa física não funciona. Um exemplo simples são os cartões de crédito e as datas de vencimento pré-fixadas, para uma pessoa faz sentido, porque o salário dela cai e ela se programa para a fatura cair próxima a data, mas uma empresa tem um fluxo de caixa com diferentes datas de entrada de receita e precisa. Ou seja, a solução não se encaixa”, conta o fundador da fintech Cora, que nasceu justamente da experiência de Senra como empreendedor e o entendimento de quais seriam as dores de quem está à frente no dia a dia de uma empresa. 

Para se adaptar a uma necessidade específica do setor de saúde, a startup da nossa comunidade, Medicinae, tem um modelo de atuação que permite a antecipação de recebíveis de clínicas e consultórios. O modelo de negócio, que recentemente foi atrelado ao produto da TOTVS focado em gestão da Saúde, permite que médicos da saúde recebam valores de convênios de maneira antecipada.

A polarização das fintechs tem permitido cada vez mais que mercado com necessidades específicas tenham suas dores resolvidas. Aqui no iDEXO, temos em nosso portfólio 10 fintechs atuam também em integração e conciliação de vendas com cartões, vouchers e bandeira;  troco digital; gerenciamento de reembolsos de despesas de funcionários, entre outras. No fim do texto separamos a lista completa 🙂

3. Propósito é a parte fundamental

Com base em outras startups que já teve, Senra entende que não existe negócios de sucesso sem propósito. Para isso, é preciso estar bem próximo do cliente e entender suas reais necessidades. Ele conta que, na Cora, ele acompanha de perto os pequenos empreendedores e observa a energia que eles colocam em seus negócios. A empresa ouviu um grande número de clientes e como founder, participou ativamente de 10% dessas entrevistas, justamente para acompanhar de perto as falas.

“A conexão com o propósito é a coisa mais forte porque você trabalha mais, mais feliz e tudo se encaixa. Assim tudo ganha um sentido muito maior, e consequentemente, a conexão com o cliente é muito maior, agregando valor à vida dele. Entender profundamente o que o cliente quer e o problema dele define seus próximos passos. Não há segredo ou grandes sofisticações. Mas dá trabalho e nem todo mundo está disposto. Mas se você fizer, dará resultados”, declara.

4.  O que podemos esperar do futuro?

Certa vez, Bill Gates afirmou que: “precisamos ser menos bank e mais banking”, ou seja, menos instituição financeira e mais soluções financeiras. E é o que tem cada vez mais acontecido. 

“Estamos em um momento que as coisas vão se fundir de alguma maneira. Hoje, o pequeno negócio tem pouca atenção e estrutura. Um sistema de gestão com processos lentos, que complicam e não ajudam. Mas agora estamos no momento de pivotar, e a forma como os negócios são geridos também”, declara o founder da Cora. Segundo ele, ainda não conseguimos ter  100% da visão de que estamos vivendo um momento transformador, mas em poucos anos veremos os impactos. Inclusive, no dia a dia do trabalho de profissionais financeiros que verão diferentes processos facilitados e automatizados 

Já Rogerio Melfi defende que as mudanças e transformações deveriam vir muito mais do próprio mercado do que do órgão regulador. “A prioridade deve ser pensar no consumidor. O Open Banking, por exemplo, não precisava de um órgão regulador para existir, mas que as pessoas se interessassem por instituições financeiras e permitissem que os dados delas fossem integráveis com mais valor para o usuário e compartilháveis com outras plataformas”.

Ele completa dizendo que  estudar caminhos é bom, mas sair da teoria e ir para a prática é fundamental. Que venham os novos tempos!

Confira mais detalhes sobre as fintechs da nossa comunidade. 

A startup permite que usuários recebam o troco em pontos, em uma conta digital, podendo trocar posteriormente por serviços. Assim evitam a perda de dinheiro de moedas físicas. O modelo se deu diante das dificuldades, no Brasil, decorrentes da falta de moedas. A Troco Simples é uma ponte para criar um sistema financeiro mais eficiente, criando soluções de infraestruturas financeiras, e transformamos custos em oportunidades.

 

A Confere automatiza todo o processo de integração e conciliação de vendas com cartões, vouchers e bandeiras.

 

A Shipay  facilita o relacionamento dos consumidores e comerciantes com meios de pagamento digitais (QRCode, Instantâneo, Criptomoedas, P2P, P2M) fazendo a conexão entre carteiras, ERP/PDVs e estabelecimentos comerciais.

A Paketá Crédito fornece crédito consignado a taxas atrativas para funcionários CLTs de empresas conveniadas. Nessa modalidade, amparada pela lei federal 10.820, o pagamento mensal do empréstimo é feito diretamente pelas empresas, descontando o valor da folha do funcionário

A Monest é uma empresa de recuperação de crédito utilizando tecnologia e processos para recuperar e reativar clientes. Viabiliza um processo profissional de cobrança, um acompanhamento detalhado das ações realizadas e uma comunicação omnichannel, além de reduzir o ruído no relacionamento pós-venda.

A Medicinae ajuda a resolver um problema recorrente em clínicas e hospitais, o recebimento de valores devidos por planos de saúde e operadores. Na plataforma, é possível cadastrar o fluxo de caixa e receber valores em 24h, evitando a usual longa espera, que pode durar meses. Esse processo é possível pois a solução consegue avaliar o histórico da empresa e a chance de glosa, permitindo assim antecipar os recebimentos.  

A Juno é a solução para quem quer receber pagamentos sem burocracia. O cliente emite cobranças e administra as finanças do seu negócio de forma segura, fácil e sem complicação. 

A Expense Mobi é uma plataforma online de gestão de despesas e reembolsos que automatiza todo o processo para os gestores e colaboradores. Plataforma que automatiza todo o processo de integração e conciliação de vendas com cartões, vouchers e bandeiras. Oferece a conciliação de ponta a ponta: da hora da venda até a conciliação bancária com o extrato bancário.

Uma plataforma de contabilidade online para pequenos negócios que visa gerar maior confiança e agilidade nos processos financeiros e fiscais para os empresários.

A BLU365 tem foco na prestação de serviços ligados a cobrança digital, une competências únicas de canais digitais, marketing de performance, e data science. Entre outros, destacam-se os seguintes modelos como exemplos da capacidade analítica/Data Science: Score BLU Digital, Score BLU Best Channel, Score BLU Best Offer, Score BLU Preço Dinâmico, BLU Hot Contact. Todas essas competências entregam um incremento de resultado de recuperação em torno de 15%, redução de custos em média de 10% e alta satisfação dos devedores que negociaram suas dívidas.